dieta low carb

8 dúvidas sobre dieta low carb

Qual o primeiro item que vem a sua cabeça para ser riscado do cardápio quando o assunto é emagrecer? Para muitos, a resposta costuma ser carboidrato. É nessa linha que se baseia a dieta low carb, cada vez mais famosa entre aqueles querem perder peso. 

Amplamente conhecida, a dieta low carb já se mostrou uma grande aliada da saúde do corpo e da pele, mas ela ainda gera equívocos entre os que pretendem segui-la. 

Como deve ser feita? O que deve ser consumido? Estes são alguns dos questionamentos de quem quer se familiarizar com essa estratégia de alimentação.

Clique aqui para começar sua dieta low carb

Pensando nisso, esclarecemos as principais dúvidas quando o assunto é dieta low carb. Confira:

Como funciona?

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta low carb para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente.

A dieta é segura?

Sim. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, a low carb deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.

Quais alimentos liberados?

  • Carne, frango e peixes;
  • Frutas, verduras e legumes;
  • Ovos;
  • Leite, queijos e iogurtes;
  • Azeite, óleo vegetal (como o de oliva e de coco) e manteiga;
  • Oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-Pará);
  • Arroz, massas e pão integrais
  • Batata doce, batata inglesa, inhame;
  • Chia, quinoa, linhaça,  sementes de abóbora e girassol, e gergelim;
  • Café e chás sem açúcar.

Bebida alcoólica pode?

Cerveja light e vinho são pobres em carboidrato, enquanto formas puras de bebidas como rum, uísque, gim e vodca, estão livres do nutriente. Porém, a ingestão excessiva de álcool pode retardar a queima de gordura e causar ganho de peso, ou seja, a dieta pode não apresentar o efeito desejado. 

O que não é permitido?

Entre a lista de alimentos proibidos estão pães e massas com glúten, gordura trans, comidas processadas e industrializadas, além de refrigerantes, bolachas, bolos, sorvetes e doces. Enfim, qualquer tipo de comida e bebida ricas em açúcar refinado.

Precisa contar calorias?

Não. Na dieta low carb o que conta mesmo é a qualidade das calorias e não sua quantidade. 

Low carb = zero carboidratos?

Não. O plano alimentar não retira completamente os carboidratos do cardápio. O que deve ser eliminado são os carboidratos simples, refinados e industrializados. Mas aqueles do grupo dos complexos – que possuem baixo índice glicêmicos e são digeridos de maneira mais lenta pelo corpo – são mantidos. 

Dieta low carb emagrece mesmo?

Se o objetivo é eliminar gordura, certamente, a dieta low carb é uma das mais promissoras, isso porque a redução do consumo de carboidratos faz com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que não só reduz o tecido adiposo como parece diminuir o apetite. 
Essa combinação faz mesmo com que haja uma perda de peso rápida, assim a low carb costuma ser indicada para que os resultados rápidos atuem como motivadores para o emagrecimento definitivo. Por isso, muitas pessoas acabam transformando esse modo alimentar em estilo de vida.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais



Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *