Fortaleça o corpo praticando Pilates.

A força e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

tamanho da letra - +

Publicado em 19/01/2012

Quem ainda não experimentou ou não ouviu falar em Pilates? Esta modalidade cresceu tanto e tem feito tanto sucesso, que até médicos e fisioterapeutas tem indicado o Pilates como forma segura e eficiente de fortalecer o corpo e melhorar o condicionamento físico.

Nascido em 1880, na Alemanha, Joseph era uma criança doente que estava determinada a superar suas afecções. Estudou Ioga, meditação, entre outras atividades, aos 14 anos ganhou força e começou a praticar mergulho além de se tornar um excelente esquiador e ginasta. Mudou-se para a Inglaterra em 1912 e tornou-se boxeador, trabalhando como artista de circo e treinando detetives em autodefesa. Na eclosão da Primeira Guerra Mundial ensinou os prisioneiros amigos uma série de exercícios que melhoravam a força, a resistência muscular, a flexibilidade, além de reabilitar várias pessoas. Retornou a Alemanha depois da guerra e continuou com o seu treinamento. Quando o governo insistiu que ele treinasse o exército Alemão, ele migrou para os Estados Unidos e fundou o Studio Pilates na cidade de Nova Iorque, com sua esposa Clara.

Desenvolveu uma série de mais de 500 movimentos para desenvolver músculos fortes, flexíveis, sem aumentar volume.

Uma ênfase na respiração e força de tronco assegura uma postura melhor, além da redução do estresse e risco de lesão.



Os primeiros devotos incluíram lendas da dança. Hoje em dia, os seguidores incluem dançarinos, atletas, treinadores, fisioterapeutas e interessados em ter saúde física e mental.

O Pilates é um método de condicionamento físico e mental, com exercícios de baixo esforço, de forma geral, usando diferentes aparelhos e equipamentos, com o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura corporal, resultando na melhora da postura e da forma corporal.

Sabemos que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.

Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. O praticante pode fazer menos repetições, porém com mais concentração para se assegurar que os músculos corretos estão sendo utilizados durante o exercício.
 

A força e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.


As aulas apresentam:

Exercícios suaves e eficazes;

Poucas repetições de cada movimento;
 
Grande repertório de exercícios;

Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
 
Resultados rápidos e duradouros;
 
Construção de uma postura correta e natural;
 

Benefícios:

Aumenta a resistência física e mental;

Alongamento e maior controle corporal;

Correção postural;
 
Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
 
Melhora da coordenação motora;
 
Maior mobilidade das articulações;

Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
 
Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

Fortalecimento dos órgãos internos;

Aumento da concentração;

Trabalha a respiração;

Promove relaxamento.

O Pilates é agradável, motivador, dinâmico, versátil e diferente para quem não gosta da musculação ou da ginástica localizada tradicional. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo.
Experimente!


Valéria Alvim
Personal trainer Dieta e Saúde

//}