Que as frutas são peças importantes da alimentação saudável ninguém duvida. Mas, se você deseja reduzir alguns números na balança, é preciso saber quais as melhores opções para incluir na dieta. Isso porque, apesar de inúmeros nutrientes, elas também contêm frutose – um carboidrato simples que, em excesso, pode levar ao aumento de peso e problemas como inflamação e resistência à ação da insulina.
A dica é apostar, então, nas frutas com baixo teor de carboidrato. “É fácil a gente saber quais são esses frutos porque eles não são tão doces. É o caso do morango, que tem aquele azedinho. Só pelo paladar já sabemos que um fruto tem menos carboidrato, menos açúcar vindo da frutose”, diz a nutricionista Carla Pelliciari, membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).
Veja abaixo uma lista com 7 frutas que contêm até 11 gramas de carboidrato por 100 gramas de alimento.
Morango
Uma fruta que tem propriedades diuréticas, muita vitamina C, contribui para melhorar a circulação sanguínea e é rica em oxidantes, que combatem o envelhecimento precoce.
Leia também: 5 benefícios do morango
Melancia
Com 90% de água, a melancia é uma ótima fonte de hidratação, o que reduz a retenção de líquidos, além de combater radicais livres no corpo, oferecendo uma ajudinha extra na prevenção do câncer de pâncreas, pulmão, cólon e próstata.
Jabuticaba
Uma fruta 100% brasileira, a jabuticaba é cheia de vitaminas e minerais. Pode ajudar a prevenir o câncer e o envelhecimento da pele, aumentar a saciedade e fortalecer o sistema imunológico.
Pêssego
Outra fonte importante de antioxidantes e fibras, atua como anti-inflamatório e colabora com o sistema digestivo. Além disso, o pêssego controla o diabetes e a obesidade.
Leia também: 7 benefícios do pêssego
Abacate
Versátil na hora do consumo, servindo tanto em receitas doces como salgadas, o abacate possui gordura insaturada, fundamental na prevenção contra doenças do coração.
Leia também: Abacate: benefícios para a saúde e como incluir na dieta
Goiaba
Típica do clima tropical, a goiaba tem alto valor nutricional, pois contém vitaminas A, B e C. Também apresenta baixo valor calórico, facilita o processo de digestão e previne alguns tipos de câncer e anemia.
Tangerina
Além do baixo conteúdo de carboidrato, a tangerina tem altos níveis de vitaminas A e C, fibras e potássio. Ela facilita o trato intestinal, atua na prevenção de problemas cardíacos, reduz o colesterol ruim e pode controlar doenças como diabetes e hipertensão.
Adorei
Gostei muito das dicas, é sempre bom para a saúde conhecer mais sobre os alimentos… Em se tratando de frutas, é muito mais importante porque eu amo frutas, gosto mais de frutas do que de carne vermelha.🥝🥑🍐🍏🍓🍇🍉🍌🍍🍊😋😋