dieta low carb

Lista: As três principais dúvidas sobre dieta Low Carb

Quando o assunto é Low Carb, muitas dúvidas surgem no meio do caminho.

Quais alimentos posso comer? Quantos gramas de carboidratos devo ingerir por dia? Posso comer frutas?

Essas são perguntas feitas com muita frequência por pessoas que desejam começar uma dieta Low Carb. Sabendo disso, montamos uma lista especial com três das principais dúvidas sobre Low Carb. Confira:

Preciso contar calorias para emagrecer?

duvidas-sobre-low-carb

Essa é uma das principais dúvidas sobre Low Carb que existem, pois a restrição calórica aparece em praticamente todas as dietas.

Resposta: Não, você não precisa contar as calorias de tudo que come!

Calma, isso não quer dizer que você poderá comer tudo que quiser na hora que quiser, nem que passará fome.

Isso porque em uma dieta com baixa concentração de carboidratos, que é o caso da Low Carb, você tem cardápios com alimentos ricos em:

  • boas fontes de proteína;
  • gorduras do bem;
  • vegetais e diversas fontes de fibras.

Dessa forma, o seu organismo reaprende a lidar com a vontade de comer. Assim, você permanece saciado por mais tempo e não fica com aquela vontade de atacar a geladeira de hora em hora.

Isso ocorre devido a carga glicêmica, já ouviu falar dela?

O que é a carga glicêmica dos alimentos?

A carga glicêmica é calculada quando multiplicamos o índice glicêmico de um alimento pela sua massa em gramas. Dessa forma, quanto maior a massa, maior a carga glicêmica de um alimento.

O que isso tem a ver com a minha dieta?

É simples: quanto maior a carga glicêmica de um alimento, com mais rapidez ele será absorvido pelo nosso organismo. Se o nosso organismo absorve muito rápido um alimento, mais rápido você sentirá fome.

Exemplos de alimentos com alto índice glicêmico: pães, arroz, macarrão, doces e refrigerantes.

Para digerir todos esses alimentos, seu fígado aumenta a produção de insulina, o que consequentemente altera o nível de açúcar em seu sangue. Isso desregula o seu organismo e provoca uma crise metabólica imensa em seu corpo, causando, além do aumento da probabilidade de diabetes e doenças coronárias, o reaparecimento da fome em um curto espaço de tempo.

Comer “comida de verdade” promove o efeito contrário em seu corpo. Você se sente mais saciado por mais tempo e evita que o aparecimento de doenças oriundas de uma alimentação recheada de comida industrializada.

E o melhor de tudo: você só terá que comer quando tiver fome. Esqueça ter que comer de três em três horas. Isso é passado e comprovadamente não funciona. Você terá que ter força de vontade e garra para se readaptar o seu cérebro a esses novos hábitos alimentares, mas tenha em mente que os resultados vão fazer tudo valer a pena.

Posso comer frutas?

duvidas-sobre-low-carb-2

Sim, você pode, mas o consumo deve ser moderado. E não são todas as frutas que estão liberadas na Low Carb.

Existem frutas que possuem uma alta concentração de carboidratos e açúcares e devem ser evitadas caso o seu objetivo seja a perda de peso, como: banana, melancia, manga, caqui, pera, entre outras.

Se o seu objetivo for a perda de peso, é melhor evitar o consumo das frutas, pois elas são ricas em açúcar e carboidratos.

Por outro lado, existem diversas frutas com baixa quantidade de carboidratos e que estão liberadas na Low Carb, como: morango, abacate, coco, kiwi e acabate.

Mas lembre-se: até para as frutas, não se esqueça de consumi-las com moderação.

Quantos gramas de carboidrato preciso comer para emagrecer?

duvidas-sobre-low-carb-3

A resposta é simples: depende.

Não há uma regra que valha para todas as pessoas. Cada caso é um caso, mas em resumo, o emagrecimento na Low Carb depende de diversos fatores, como:

  • idade;
  • sexo biológico;
  • nível de atividade física ou sedentarismo;
  • metabolismo;
  • quanto peso foi perdido e quanto falta perder;
  • restrições alimentares particulares (alergias e intolerâncias);
  • entre outros motivos.

Não existe apenas uma determinação para o consumo de carboidratos na Low Carb. Existem diversos protocolos de consumo distintos que vão de 35g/dia a 110g/dia. Essa quantidade deverá ser escolhida após a análise dos pontos citados.

Protocolos para emagrecer com a Low Carb

A quantidade de carboidratos ingeridos por dia vai de encontro com os seus objetivos. Se você nunca fez uma dieta com baixa ingestão de carboidratos, é aconselhável que você inicie a Low Carb com o protocolo de emagrecimento de 110g/dia. Aos poucos, conforme for se adaptando à metodologia, você poderá reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos por dia para ter mais resultados.

Você pode, sim, já iniciar sua dieta com um protocolo mais restritivo. Essa transição brusca será mais impactante em seu corpo e trará mais resultados a curto prazo, porém, ela também trará mais dificuldades, pois é mais restritiva que os protocolos indicados para o início.

Se você deseja perder muito peso em pouco tempo, uma dieta com 35 gramas de carboidrato por dia é mais indicada. Chamamos este protocolo de “Dieta Cetogênica”, pois ela promove uma cetose mais agressiva em seu corpo.

Nessa dieta, cerca de 60 a 70% das suas calorias costumam ser provenientes das gorduras, cerca de 20 a 25% das proteínas e cerca de 5 a 10% dos carboidratos. Ou seja, você irá consumir uma grande quantidade de gorduras boas e uma baixa quantidade de carboidratos, forçando o seu organismo a usar essa gordura como principal fonte de energia.

O que é cetose?

Cetose é um estado metabólico no qual o nosso organismo utiliza as gorduras como fonte de energia, assim queimamos as gorduras e as eliminamos de nosso corpo.

E não, você não precisa estar necessariamente em cetose para conseguir emagrecer seguindo uma dieta Low Carb. A cetogênica é uma Low Carb mais restritiva, então você alcançará resultados em ambos os casos, independente da metodologia que escolher.

Low Carb é emagrecimento garantido e mais qualidade de vida!

Se você se interessou e quer começar agora mesmo a seguir uma alimentação Low Carb, eu conheço algo que vai te ajudar: o Tecnonutri!

O Tecnonutri é o seu melhor amigo na hora de emagrecer. Ele te fornece uma dieta Low Carb completa (com o envio diário do cardápio de todas as refeições do dia), receitas Low Carb, função Jejum Intermitente Orientado, programa de exercícios, encontros diários com nutricionistas e psicólogas e muito mais!

Clique aqui e conheça tudo que o Tecnonutri pode oferecer para você emagrecer de verdade e conquistar uma vida mais saudável e com mais autoestima!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *