Chás: tipos e benefícios

Consumidos de Norte a Sul do país de diversas maneira e em diferentes momentos, os chás são repletos de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido.

Quente, frio, de ervas ou flores, sua ingestão é comumente associada a um estilo de vida mais saudável. Além disso, os chás já se tornaram curinga na dieta de quem quer emagrecer e desinchar. Quando tomado entre as refeições, ele é um excelente aliado para reduzir o apetite, por exemplo.

Quando e como tomar

Não existem regras definidas, mas o recomendável por especialistas é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.

Já para conservá-lo, dê preferência a garrafas em vidro, térmica ou mesmo o aço inox. O plástico ou alumínio não devem ser usados.

Riscos do consumo em excesso

De forma generalizada, se consumidos além da quantidade recomendada, todos os tipos de chás podem provocar efeitos colaterais como desconforto estomacal, náuseas e alterações intestinais, como diarreia e aumento de flatulência. Alguns tipos podem ainda causar reação adversa caso a pessoa tenha alergia a algum composto ou ainda provocar interação medicamentosa, por isso, se estiver utilizando de algum medicamento, é necessário consultar um médico para ter certeza de que não haverá nenhuma espécie de risco à saúde.

Tipos de chás e seus benefícios

A erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado. Mesmo que apresentem as mesmas substâncias em sua composição, eles têm concentrações diferentes. Por isso, sempre que possível, é importante preparar o chá com as folhas secas para potencializar os benefícios.

Conheça os benefícios de alguns chás que são comumente utilizados e escolha o seu preferido:

Chá verde

O chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo. Os benefícios do chá verde se devem principalmente à sua composição rica em polifenóis, estes que são compostos naturais presente em vegetais e promovem uma defesa ao organismo. “O produto também está associado à diminuição das taxas de colesterol e à ativação do sistema imunológico.

Além disso, este chá também auxilia beneficamente no controle do peso, devido às catequinas (um tipo de polifenóis) que, segundo estudos, induzem vias metabólicas envolvidas na quebra de gordura, dependendo da dose consumida”, explica a nutricionista Rafaela Silvério, pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e Coordenadora Científica do Conceito Vitamine.

Um estudo da Universidade Harvard comprovou ainda que as mulheres que bebiam mais chá verde tinham um risco de 20 a 30% menor de desenvolver câncer de mama.

Chá preto

Assim como o chá branco e o chá verde, o chá preto é feito a partir da planta Camellia sinensis e, assim, também possuí uma importante capacidade antioxidante. “Possui uma boa quantidade de cafeína, que pode manter um estado de alerta e redução do cansaço. As catequinas e cafeína presente no chá preto podem auxiliar na redução de gordura corporal”, entrega a profissional.

O chá preto não é recomendado para bebês e crianças com menos de 12 anos de idade.

Chá de camomila

O chá com maior quantidade de substância calmante e relaxante, é utilizado para auxiliar em espasmos musculares, dores de cabeça, regularização do PH do trato gastrointestinal. “É bastante utilizado para combater os sintomas de cólica, ansiedade e insônia devido seu potencial antioxidante e anti-inflamatório”, conta a nutricionista. Os principais compostos bioativos da flor de camomila são os flavonóides, que agem como antioxidantes e, com isso, previnem uma série de doenças crônicas.

Chá mate

O chá mate é mais um que estudos revelam suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ação na queima de gordura, já que contém polifenóis e cafeína. “Alguns estudos ainda sugerem que um adequado consumo de chá mate pode auxiliar beneficamente no controle do colesterol e glicemia”, explica Rafaela.

Chá de erva cidreira

Os benefícios da erva cidreira sem baseiam em sedativo e calmante. Mas, além disso, é muito utilizado para os casos de desconfortos estomacais e indigestão, já que muitas vezes essa ocorrência estão relacionadas ao estresse.

Chá de boldo

O chá de boldo é excelente para ajudar no funcionamento do fígado, sendo útil depois de um dia de exageros, excesso de álcool ou consumo de muitos alimentos gordurosos porque ele contém uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas. É ainda um chá rico em antioxidantes que podem auxiliar na prevenção de doenças.

Chá de hortelã

Se está precisando ficar alerta e com a memória afiada, beba chá de hortelã. Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo. Ele também melhora o processo digestivo e a sensação de enjoo, além de uma ação analgética.

Chá de hibisco

Seu benefício mais conhecido é o diurético. Muito rico em antioxidantes, o chá de hibisco pode proteger a saúde de doenças e da inflamação. “Alguns estudos sugerem uma interferência na digestão e absorção de carboidratos da dieta, o que pode auxiliar no controle do peso corporal”, conta Rafaela Silvério.

Chá de alecrim

Apesar de mais conhecido como tempero, o alecrim pode e deve ser usado na forma de chá. Como bebida, a erva ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também propicia um melhor funcionamento do fígado e dos rins, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres e, assim, prevenindo contra vários tipos de câncer.

Chá de gengibre

A raiz é uma verdadeira caixinha de primeiros socorros, de tantas propriedades terapêuticas que tem. Por ser uma substância termogênica, ele eleva a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e, assim, queima as gordurinhas mais rápido.

Dois estudos americanos recentes mostraram ainda que o gengibre possui a capacidade de inibir o crescimento de células cancerosas no intestino e no ovário. O gengibre também impede a formação de gases e também pode ser consumida por mulheres gestantes para combater o enjoo.



Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *