Previna enjoos e dor de cabeça após a ceia

Evite passar mal fazendo ajustes no consumo de bebidas e alimentos

tamanho da letra - +

Publicado em 08/12/2011

As festas de Natal e Reveillon são convites ao consumo exagerado de álcool e alimentos. "Refeições muito calóricas e gordurosas e o excesso de bebidas alcoólicas, comuns nesta época, causam a distensão abdominal, enjôos e dor de cabeça no dia seguinte", afirma Patrícia Ramos, nutricionista do Hospital Bandeirantes.



Para evitar estes incômodos, Patrícia recomenda priorizar as carnes mais magras, como o chester e perú (sem pele).



Para quem não quer abrir mão do tipo suíno, a melhor opção é o lombo assado. Uma dica é consumir saladas de folhas antes das refeições. A vantagem é aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma uma quantidade menor dos pratos oferecidos na ceia.



Em relação à bebida alcoólica, deve-se sempre intercalar com copo de água, evitando assim a desidratação. "E não esqueça de se alimentar, antes e durante o consumo de álcool, para prevenir a hipoglicemia (queda do açúcar no sangue)", ressalta Patrícia, que é coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do HB.



A nutricionista alerta também para a intoxicação alimentar, que tem o número de casos elevados no Verão: "No Ano-Novo, por exemplo, a atenção deve ser redobrada com alguns ingredientes que fazem parte da ceia do brasileiro, como frutos do mar, saladas de maionese, verduras cruas e outros alimentos que geralmente necessitam de refrigeração adequada", conclui Patrícia Ramos.

//}