Exercício físico no inverno emagrece!

Conheça todas as vantagens em se exercitar mesmo nos dias mais frios.

tamanho da letra - +

Publicado em 21/06/2013

Sair de debaixo dos cobertores com esse friozinho, não é nada fácil. Mas, se você pensar em todas as vantagens relacionadas à prática de exercícios físicos, logo perceberá que o esforço vale a pena.

Veja 8 benefícios em começar ou continuar a praticar atividades físicas na estação mais fria do ano:

Preparo para o verão: para chegar ao verão em forma é importante iniciar a prática de exercícios desde já. Assim há tempo suficiente para um bom resultado estético e aperfeiçoamento físico, sem prejudicar o organismo ou causar ansiedade.


Gasto calórico maior: Ao fazer exercícios físicos em temperaturas mais baixas a quantidade de calorias gastas é maior. De acordo com um estudo realizado pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), praticar exercícios físicos durante o inverno aumenta em até 30% a queima de calorias. Além disso, com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Desta maneira, as mudanças fisiológicas e metabólicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no organismo.


Ameniza os efeitos dos abusos na alimentação: A prática de exercícios regulares durante o inverno diminui os efeitos dos abusos alimentares, como a maior ingestão de chocolates, bebidas quentes, alimentos mais gordurosos, como a tradicional feijoada ou fondue de queijos. Praticar atividade física com frequência ajuda a evitar alimentos mais pesados e reduzir a necessidade deles.




Melhora o humor: O Brasil é um país de temperaturas mais quentes e amenas, portanto o brasileiro não está acostumado à temperaturas muito baixas, e quando as temperaturas caem no termômetro logo vem uma sensação de desanimo. A atividade física é essencial nessa época para aumentar nossos níveis de serotonina e endorfina, com isso trazer a sensação de bem estar e animo que temos nos dias mais quentes. Muitos casos de depressão melhoram muito com a prática regular de exercícios.


Evita dores nas articulações: Com a prática de exercícios diversos músculos são fortalecidos e alongados, melhorando o quadro e a capacidade articular e muscular de todo o corpo. Além disso, ao praticar exercícios regularmente é possível prevenir ou diminuir dores articulares e musculares que muitas vezes se intensificam com a queda da temperatura.


Melhora a disposição: Com os exercícios físicos regulares é possível melhorar a disposição para o dia a dia e consequentemente levantar da cama fica até mais fácil no inverno!


Bem estar durante o exercício: O equilíbrio térmico é bem mais favorável durante o inverno com a prática dos exercícios. Além de aquecer o corpo em dias muito frios, a sensação de calor e consequente transpiração também é menor.


Diminui o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo: Manter-se ativo, ou dar inicio a um programa de exercícios físicos no inverno diminui e evita muitas doenças ligadas ao sedentarismo, como doenças cardíacas, diabetes, doenças articulares e ósseas, depressão, doenças vasculares e a obesidade. Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil óbitos no país.


Fernanda Andrade
Personal Trainer - Dieta e Saúde
CREF 51670

//}