Entenda os riscos e cuidados necessários ao adotar a Dieta Detox

Se mantida por longos períodos, a dieta pode provocar ganho de peso e prejuízos à saúde

tamanho da letra - +

Publicado em 13/02/2015

Imagine se, após um período de excessos na alimentação, você pudesse limpar o organismo e eliminar tudo o que ele não precisa e que pode ser prejudicial como corantes, conservantes e aditivos presentes em produtos industrializados, além do álcool.

É exatamente esse o conceito da Dieta Detox, que vem conquistando cada vez mais adeptos, especialmente quem deseja se recuperar dos exageros das festas, como o carnaval.

Segundo a dieta, para desintoxicar o corpo, é preciso passar um, dois dias ou até uma semana consumindo apenas sucos e sopas preparados com frutas, legumes e verduras tidas como diuréticas. 

A proposta vai além da ?limpeza? do corpo, já que, após dias à base de líquidos, muitos conseguem eliminar uma grande quantidade de peso, o que faz a Dieta Detox ser a queridinha também de quem busca emagrecer rapidamente. 
O problema, porém, é que, ao passar dias à base de líquidos, o consumo de calorias fica abaixo do necessário e, ao contrário do que a detox propõe, as restrições podem causar prejuízos à saúde como fraqueza, tontura e (pasmem!) ganho de peso.

Antes de se decidir por adotar um método tão radical, conheça um pouco mais sobre essa que é a mais nova dieta da moda.

Detox emagrece?
Como a quantidade de calorias da detox é bastante restrita, a perda de peso acontece, contudo, não de forma saudável. Diferente do que a maioria imagina, grande parte do peso que vai embora é resultado de perda muscular, e não redução de gordura. Afinal, frente a uma grande restrição calórica, o corpo acaba recrutando proteínas musculares para produção de energia.



Outro problema é que, após um longo período de restrição calórica e perda de musculatura, o metabolismo desacelera, o corpo passa a dificultar o emagrecimento e focar no acúmulo de gordura, por isso muitas pessoas que se submetem a dias de detox acabam retornando ao peso anterior e até ganhando ainda mais peso.

Como desintoxicar corpo?
A melhor maneira de manter o corpo livre de toxinas é incorporar hábitos alimentares saudáveis diariamente. Manter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras, associada a um elevado consumo de água é a forma mais eficaz de estimular a eliminação de toxinas pela urina e prevenir sobrecargas no fígado.

Não é preciso bater tudo em um único suco e fazer disso sua refeição por dias -- por mais que não haja nada de errado em experimentar um suco verde como parte da refeição. Inclua esses alimentos de forma equilibrada, experimente preparações e combinações. Se precisar de ajuda, converse com um nutricionista! ;)

Quais os riscos da detox?
Dietas líquidas como essa são muito pobres em calorias e restritas em importantes grupos alimentares como carnes, ovos, leites e derivados: condição essa que, quando mantida por vários dias, pode ocasionar diversos prejuízos à saúde que vão, desde carências de nutrientes, hipoglicemia, fraquezas, tonturas, dores de cabeça até desmaios.

A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já a drástica e prolongada restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormônios e reparação de tecidos, assim como impactar sobre os níveis de ferro, favorecendo ao desenvolvimento de anemia. O excesso de líquidos também não é benéfico, uma vez que o controle de eletrólitos (sódio e potássio) no organismo feito pelos rins pode sofrer um desequilíbrio e aumentar a eliminação de água, o que, em casos graves, pode provocar desidratação.

Detox é realmente eficiente?
Manter o consumo de alimentos que nutrem e ajudam a eliminar o que o corpo não precisa não é ruim. O problema é a forma como esse tipo de conceito é aplicado. Naturalmente, todos nós já temos componentes desintoxicantes no organismo que são os rins e fígado. Esses órgãos ficam sobrecarregados quando a alimentação é rica em gordura, sódio e açúcares. Porém, toda vez que o padrão alimentar saudável é retomado, a sobrecarga reduz e eles voltam a trabalhar de forma normal.

O ponto determinante para o emagrecimento saudável e corpo livre de toxinas é o foco no equilíbrio do consumo de alimentos. No entanto, isso não significa que, após exagerar, é preciso passar dias à base de sucos e sopas.

O importante é não tornar o hábito de exagerar algo frequente. Se, todos os dias, você decidir extrapolar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras, sódio e bebidas alcoólicas, é claro que acumulará muito mais toxinas no organismo. Exagerou? Não faça disso uma desculpa para exageros maiores ou mesmo para restrições alimentares. Retome a reeducação alimentar na refeição seguinte e se esforce para evitar que novos exageros aconteçam com frequência.

Ana Carolina Icó Nutricionista
CRN3: 34133
//}