Prometeu EMAGRECER?
Eles prometeram e conseguiram
Nathalie - 15 kg / Paulo - 35 kg / Cintia - 49 kg
A Pirâmide Alimentar desenvolvida em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e adaptada em 1999 aos padrões da alimentação brasileira, traz os fundamentos da Dieta da Pirâmide.
A pirâmide é um diagrama dividido conforme os oito grupos de alimentos: cereais, pães, tubérculos e raízes; hortaliças; frutas; leite e derivados; carnes e ovos; leguminosas; óleos e gorduras e açúcares e doces. Ela indica quais alimentos devem compor uma alimentação saudável e as respectivas recomendações para cada grupo alimentar.
Os alimentos que compõem os grupos são reunidos segundo suas características nutricionais e valores calóricos padrões determinados para a porção. A recomendação para o número de porções a serem consumidas é baseada em uma dieta de 2.000Kcal.
Os grupo alimentares que compõem a pirâmide são:
Cereais, pães, tubérculos e raízes (150 Kcal): é o maior grupo alimentar que constitui a base da pirâmide. É composto por alimentos fontes de carboidratos como pães, arroz, farinhas, macarrão, biscoitos, entre outros. Seu consumo é priorizado por serem as principais fontes de energia do organismo, sua recomendação é de 5 a 9 porções ao dia.
Hortaliças (15 Kcal): é composto por verduras e legumes. O consumo recomendado é de 4 a 5 porções ao longo do dia.
Frutas (70 Kcal): assim como o grupo de hortaliças, estes alimentos são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais ao equilíbrio e bem-estar do organismo. A recomendação é de 3 a 4 porções ao dia.
Leguminosas (55 Kcal): fontes de proteínas de origem vegetal, alimentos como feijões, lentilha, grão de bico e soja compõem esse grupo alimentar, cuja recomendação para consumo é de no mínimo 1 porção ao dia.
Carnes e ovos (190 Kcal): principal grupo fonte de proteínas, nutriente essencial para a formação de novos tecidos no corpo. Seu consumo não deve exceder 2 porções ao dia, pois estes alimentos são geralmente ricos em gorduras saturadas e colesterol.
Leite e Derivados (120 Kcal): este grupo alimentar também fornece proteínas ao organismo, além de cálcio, nutriente fundamental para constituição óssea. O consumo recomendado é de até 3 porções ao dia, em virtude da presença de gordura saturada e colesterol em seus componentes.
Óleos e gorduras (73 Kcal): o consumo deste grupo alimentar não deve exceder 2 porções ao dia. O recomendado é dar preferência por alimentos fontes de gorduras boas como azeites, linhaça e oleaginosas (castanhas e amêndoas).
Açúcares e doces (110 Kcal):formado pelos açúcares, doces, e produtos açucarados como achocolatados, por exemplo, seu consumo é limitado em 2 porções ao dia.
A divisão dos grupos alimentares da pirâmide segue os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada.
A pirâmide alimentar pode ser utilizada tanto para manutenção quanto para perda de peso, contudo a divisão dos grupos deve ser adaptada para tal finalidade. A determinação da restrição calórica a ser seguida e as adaptações nas recomendações de cada grupo de alimentos devem ser estabelecidas por um profissional nutricionista, a fim de garantir o consumo mínimo recomendado para cada grupo. Seguir a dieta sem as orientações pode comprometer a ingestão de nutrientes essenciais.
A correta interpretação da pirâmide alimentar depende da orientação de um nutricionista, caso contrário o seguidor da dieta pode aplicá-la de maneira incorreta, como por exemplo, privilegiar o grupo de açúcares e doces, pois este grupo alimentar se encontra no pico da pirâmide.
Reunir os alimentos em grupos pode facilitar a compreensão dos ideais de uma alimentação saudável, porém a determinação do tamanho da porção a ser consumida conforme as necessidades só é possível a partir das orientações de um nutricionista.
Aprenderei a me alimentar corretamente?
Dieta da Pirâmide: Com a Dieta da Pirâmide você conhecerá os grupos alimentares e como dividir estes alimentos no cardápio do dia. Assim você conseguirá garantir o equilíbrio na oferta dos nutrientes ao seu organismo.
Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas. As ferramentas ideais para esse aprendizado são o Contador de Pontos e a Análise Nutricional.
É fácil de seguir?
Dieta da Pirâmide: Para seguir a dieta será preciso que você interprete as porções da Pirâmide Alimentar o que pode se tornar confuso e complicado sem as orientações de um profissional. A incorreta interpretação da Pirâmide pode favorecer um grupo de alimentos e prejudicar outro. E então será que você conhece realmente a Pirâmide Alimentar?
Dieta e Saúde: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.
O que terei a minha disposição?
Dieta da Pirâmide: Apesar de ter a Pirâmide como instrumento de apoio para realização da dieta e escolhas alimentares, você não conta com ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.
Dieta e Saúde: Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!
Farei a dieta sozinho?
Dieta da Pirâmide: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Já ajudamos mais de 250.000 pessoas a emagrecer e aqui você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.
Dieta e Saúde: Com o Dieta e Saúde você não está sozinho. Somos a maior Comunidade online de emagrecimento do país. Já ajudamos mais de 250.000 pessoas a emagrecer e aqui você compartilha experiências, dicas, dificuldades com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você, tornando o processo de emagrecimento motivador.
Quem irá me acompanhar?
Dieta da Pirâmide: Ainda que tenha sido criada por nutricionistas, a Dieta da Pirâmide exige um conhecimento profissional para a correta interpretação da pirâmide alimentar. Se feita sem este acompanhamento, o que é mais comum, podem ocorrer equívocos, surgimento de dúvidas e ausência de orientações.
Dieta e Saúde: Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você pode contar com a a troca de experiências de quem já faz parte da Comunidade e ainda mais: poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.
O que vou comer?
Dieta da Pirâmide: Na Dieta da Pirâmide você consome alimentos dos oito grupos: cereais, pães, tubérculos e raízes; hortaliças; frutas; leite e derivados; carnes e ovos; leguminosas; óleos e gorduras e açúcares e doces. Não há restrições e a variedade do consumo alimentar é promovida
Dieta e Saúde: Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saúde, você também come de tudo só que com a diferença de aprender a analisar se está consumindo as quantidades dos nutrientes que você precisa para emagrecer de modo saudável.